Sanity - Abril Laranja: mês de conscientização contra crueldade animal

Blog

Últimas notícias

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Abril Laranja: mês de conscientização contra crueldade animal

ABRIL LARANJA - contra os maustratos aos animais

Abril Laranja foi uma iniciativa criada pela Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA).

“Mas porque precisamos de um mês exclusivo para a causa?”.

Antes de responder a essa pergunta, você tem ideia de quantos animais atualmente sofrem maus-tratos no Brasil? O número é impressionante!

De acordo com os dados da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) da Secretaria da Segurança Pública, as denúncias de maus-tratos a animais aumentaram 15,60% entre 2020 e 2021, chegando a 16.042 casos.

Além das denúncias de maus-tratos a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima que no Brasil existam 30 milhões de animais abandonados.

Você sabia que no Brasil existe uma lei de proteção aos animais?

A lei que descreve os tipos de maus-tratos é a Lei 9.605-98. E em 2019 foi sancionado a Lei 1.095/2019 que aumenta a pena para quem for condenado.

A pena vai de 2 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedentes criminais.

A lei 9.605-98 descreve quais são as causas passiveis de punições:

  • Agressões físicas, como: espancamento, mutilação, envenenamento;
  • Manter o animal preso a correntes ou cordas;
  • Manter o animal em locais não arejados – sem ventilação ou entrada de luz;
  • Manter o animal trancado em locais pequenos e sem o menor cuidado com a higiene;
  • Manter o animal desprotegido contra o sol, chuva ou frio;
  • Não alimentar o animal de forma adequada e diariamente;
  • Não levar o animal doente ou ferido a um veterinário;
  • Submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças;
  • Utilizar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse;
  • Capturar animais silvestres.
  • Abandono.

A lei protege animais silvestres, os domésticos e domesticados.

A maior incidência de abandono é, de animais idosos, com deficiências e geralmente são cães de grande porte. O trabalho voluntário e a adoção responsável são medidas para ajudar na luta contra o abandono dos animais.

Por isso, no mês da prevenção contra crueldade animal, nós da Sanity gostaríamos de apresentar o Instituto Abrigo Chácara da Dolores.

O Instituto Abrigo Chácara da Dolores ou IACD, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), entidade privada, sem fins lucrativos e sem ajuda governamental, que atua na proteção animal.

Localizada na área rural de Suzano, o Instituto é constituído por voluntários e tem como fundadora a Sra. Dolores Gonçalves, atualmente com 69 anos, estabelecida no mesmo endereço há 16 anos, protetora atuante há mais de 40 anos, que dedicou sua vida em prol dos animais.

“Nosso principal objetivo é proporcionar o máximo de conforto e amor, a fim de suprir todo mau que o animal tenha sofrido” cita Dona Dolores.

A Sanity fez uma visita super especial e emocionante ao Instituto e pode ver de perto a paixão e empenho da Dona Dolores pela causa.

Hoje o IACD abriga mais de 300 animais abandonados e vítimas de maus-tratos, dentre esses animais, há muitos paraplégicos, idosos, animais com tumores inoperáveis e outros que estão em processo judicial por terem sido resgatados de maus tratos.

Deste número, 125 animais estão aptos para adoção, entre eles cachorros e gatos. Todos vacinados e castrados.

Instituto Abrigo Casa Dolores

 

O instituto necessita de reformas urgentes

Devido as fortes chuvas de verão, uma árvore pesando mais de 2 toneladas caiu e destruiu um dos ambientes, onde ficavam os gatos. Com isso, esses gatos precisaram ser remanejados para um local não adequado para eles.

Para ajudá-la nos cuidados diários dos animais e do instituto, a Dona Dolores tem apenas 2 funcionárias que lhe ajudam, e o salário pago a elas é feito através de doações.

A Dona Dolores, devido a sua idade avançada e dedicação exclusiva ao IACD não possui um trabalho remunerado. Tanto ela quanto o abrigo vivem exclusivamente de doações.

A Sanity comprometida com a sua responsabilidade social e sensibilizada pela necessidade do Instituto e dos animais, criou a campanha:

AJUDE UM AMIGO DE QUATRO PATAS.

A campanha tem como foco a adoção responsável e arrecadação de ração.

Ela é valida tanto para aqueles que farão a adoção responsável como para aqueles que tenham a intenção de contribuir através da doação de rações ou até mesmo com a ajuda mensal diretamente ao Instituto.

No instagram da sanity (@sanityconsultoria) será criado um destaque com os animais para adoção e as formas de doação de ração.

Acompanhe.

A Sanity realizará a entrega de todas as rações arrecadadas após o dia 10/05.

Solicitamos que todas as doações sejam efetuadas até o dia 06/05 e entregues na nossa matriz: Av Paulista, 967 – 11º Andar – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01311-918

– Caso você queira contribuir, mas não consiga vir até o ponto de entrega, você pode comprar o item pela internet e pedir para entregar diretamente no endereço acima.

Além do lançamento e coordenação da campanha, a Sanity fará uma doação extra de 50% sobre o total arrecadado na campanha.

 

 

Categoria:
Tags:
Whatsapp