sanity-consultoria-melhor-empresa-sanitaria-em-sao-paulo-sp-brasil

Certificações para a Indústria Alimentícia - Principais normas certificáveis

certificacoes-para-a-industria-alimenticia-principais-normas-certificaveis

As certificações para a indústria alimentícia garantem que os consumidores estarão recebendo produtos de acordo com normas internacionais de segurança de alimentos. Confira no artigo abaixo escrito pela Tecnóloga em Alimentos Thaisa Baccarin que é Coordenadora de Operações para a Industria de Alimentos da Sanity Consultoria e Treinamentos:

Com o acesso rápido e fácil a informações, a confiabilidade em relação a segurança de alimentos passa a ter grande importância para os consumidores. Com isso, auditorias de parceiros e grandes redes varejistas tornaram-se mais frequentes e passam a influenciar diretamente nas negociações comerciais.

Mas como atender a todos os requisitos para as Certificações para a Indústria Alimentícia?

Com a finalidade de agilizar e fortalecer as relações comerciais, e ainda assim garantir o atendimento às normas de segurança de alimentos, as indústrias de alimentos de todos os segmentos têm optado em obter certificações reconhecidas pela GFSI.

A Global Food Safety Initiative (GFSI) é uma organização privada, criada em 2000 e é gerenciada pela associação comercial internacional, o Fórum de Bens de Consumo. A GFSI define os padrões de segurança alimentar aceitos internacionalmente.

Principais certificações para a indústria de alimentos reconhecidas pela GFSI?

  • FSSC 22000 – Food Safety System Certification: Pertence a Fundação para a Certificação da Segurança de Alimentos, a FSSC combina a Norma de Gestão de Segurança de Alimentos ISO 22000 com as especificações técnicas dos programas de pré-requisitos e outros requisitos adicionais do esquema de certificação. Essa certificação foi criada em 2009 após a negativa na aprovação pelo GFSI da ISO 22000, devido às fragilidades nos requisitos dos programas de pré-requisitos (PPR) que a norma isolada apresenta.
  • Consórcio do Varejo Britânico ou BRC (British Retail Consortium): Organismo líder de comércio varejista do Reino Unido. Sua certificação especifica a segurança, qualidade e critérios operacionais exigidos para fabricantes de alimentos e embalagens. É reconhecida por ser uma certificação mais descritiva do que outras, indicando o que deve ser cumprido e como fazê-lo;
  • Certificação SQF (Safe Quality Food): Esta norma também certifica a gestão de qualidade e segurança de alimentos baseado no sistema HACCP. A SQF pode ser aplicada em todos os campos de negócios na área alimentícia, desde o produtor agrícola até a distribuição para consumidores finais (restaurantes e supermercados).
  • Norma Internacional de Padrão de Alimentos, ou IFS (International Featured Standards): Foi desenvolvida originalmente pela associação de varejistas alemães para servir como alternativa à norma BRC. Atualmente, todos os maiores varejistas da Alemanha, França, Itália e muitos outros países da UE exigem que seus fornecedores estejam em conformidade com a IFS. Desse modo, ela cobre todas as variedades de produtos, oferecendo certificação em toda a extensão do processamento de alimentos, exceto produção agrícola primária.
A Sanity Consultoria & Treinamento é certificada como consultora oficial IFS, e prepara as empresas do setor alimentício para receberem as principais certificações do segmento, atuando na implantação de processos, atendimento de requisitos das normas, treinamentos, avaliação pré auditoria, auditorias de acompanhamento, e tudo que o seu negócio precisar.

Compartilhe essa notícia!

Continue lendo...