Sanity - JBS faz novo ‘recall’ de 2,54 mil toneladas de carne nos Estados Unidos

Blog

Últimas notícias

quinta-feira, 06 de dezembro de 2018

JBS faz novo ‘recall’ de 2,54 mil toneladas de carne nos Estados Unidos

JBS Friboi Brasil faz novo recall

A unidade da JBS nos Estados Unidos a JBS Tolleson Inc. localizada no Estado de Arizona, fez um novo recall de cerca de 2,54 mil toneladas de produtos de carne bovina, por causa de uma possível contaminação por salmonela.

O Informação foi divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), como esse novo recolhimento de produtos, até o momento a companhia já retirou do mercado norte americano cerca de 5,59 mil toneladas no início de outubro de 2018.

Os produtos que estão sendo recolhidos do mercado são de carne bovina crua, incluindo carne moída que foram embalados entre 26 de julho e 7 de setembro de 2018, segundo o USDA esses produtos foram distribuídos para varejistas de todo o país.

O saldo de atingidos pela contaminação foram: 246 pacientes em 16 Estados com infecção bacteriana, com inicio do surto identificado entre 05 de agosto e 7 de setembro de 2018 após relatos de consumo dos produtos da JBS Tolleson Inc.

Acompanhe trecho da matéria divulgada no portal da USDA:

Em 5 de setembro de 2018, o FSIS foi notificado de uma investigação de doenças de Salmonella Newport com o consumo relatado de vários produtos diferentes regulados pelo FSIS por pacientes com casos. O primeiro recibo da loja potencialmente vinculando a compra do produto regulamentado pelo FSIS a um paciente foi recebido em 19 de setembro de 2018; O FSIS pôde então iniciar o rastreamento de produtos de carne moída. Até o momento, oito pacientes de casos forneceram recibos ou números de cartão de compradores, que permitiram investigações de traceback de produtos. O FSIS, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e os parceiros estaduais de saúde pública e agricultura já determinaram que a carne moída crua era a provável fonte das doenças relatadas. A Traceback identificou a JBS como fornecedora comum dos produtos de carne moída. A investigação epidemiológica identificou 57 casos de pacientes de 16 estados com datas de início da doença que variam de 5 de agosto a 6 de setembro de 2018. O FSIS continuará a trabalhar com parceiros de saúde pública e fornecerá informações atualizadas, caso estejam disponíveis.

O consumo de alimentos contaminados com Salmonella pode causar salmonelose, uma das doenças bacterianas mais comuns transmitidas por alimentos. Os sintomas mais comuns da salmonelose são diarréia, cólicas abdominais e febre dentro de 12 a 72 horas após a ingestão do produto contaminado. A doença geralmente dura de 4 a 7 dias. A maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Em algumas pessoas, no entanto, a diarréia pode ser tão grave que o paciente precisa ser hospitalizado. Idosos, bebês e pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm maior probabilidade de desenvolver uma doença grave. Indivíduos preocupados com uma doença devem entrar em contato com seu médico.

O FSIS está preocupado com o facto de alguns produtos poderem ser congelados e nos congeladores dos consumidores. Os consumidores que compraram esses produtos são incentivados a não consumi-los. Estes produtos devem ser jogados fora ou devolvidos ao local de compra.

O FSIS realiza rotineiramente verificações de efetividade de recall para verificar se as empresas de recall informam seus clientes sobre o recall e se são tomadas medidas para garantir que o produto não esteja mais disponível para os consumidores. Quando disponível, a lista de distribuição de varejo será publicada no site do FSIS em www.fsis.usda.gov/recalls.

Leia a matéria completa aqui (em inglês): https://www.fsis.usda.gov/wps/portal/fsis/topics/recalls-and-public-health-alerts/recall-case-archive/archive/2018/recall-085-2018-release

Com o recall, papéis da JBS perdem valor na bolsa de valores

A JBS ON registrou queda de 1,40% na manhã do dia 04 de Dezembro enquanto o índice Ibovespa tinha baixa de 0,43 operando a 82.911 pontos com os investidores reagindo ao recolhimento de produtos nos Estados Unidos.

No dia 06 de Dezembro por volta do meio dia o valor das ações já havia se recuperado e estava em alta de 1,65%, e alta valendo R$ 12,31.

A rápida recuperação mostra ainda o quanto ainda é forte a empresa no mercado em que atua apesar dos percalços com o recall e envolvimento de Diretores em escândalos políticos no Brasil.

 


fontes: G1  |  USDA  | IBOVESPA

Whatsapp