Sanity - Alimentos Veganos: Projeto de lei veta uso da palavra ‘carne’

Blog

Últimas notícias

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Alimentos Veganos: Projeto de lei veta uso da palavra ‘carne’

Alimentos Veganos: Projeto de lei veta uso da palavra carne

Alimentos Veganos são todos os alimento de origem vegetal, nenhum tipo de produto de origem animal, carnes de todos os tipos, além de ovos, laticínios, mel e gelatina.

A palavra ‘carne’, bem como as palavras ‘bife, filé’ e hambúrguer podem ter o seu uso vetado para se referir a alimentos veganos. O PL (projeto de lei) O Projeto de Lei (PL) 2876/2019, do deputado federal Nelson Barbudo (PSL-MT), quer proibir o uso da palavra “carne” e seus derivados em produtos que não tenham origem animal.

A proposta ainda está em fase inicial de tramitação, no entendimento do Deputado do PSL Nelson Barbudo, termo ‘carne’ está sendo usado de maneira equivocada

Segundo o texto do PL, palavras como “bife”, “bacon”, “hambúrguer” e “filé” também seriam exclusivas para alimentos de origem animal. A decisão atingiria tanto as embalagens e rótulos dos produtos, quanto as publicidades veiculadas. Caso o PL seja aprovado, entrará em vigor 90 dias após a data da publicação. a justificativa do Deputado é a seguinte:

A terminologia ‘carne’ vem sendo utilizada de maneira equivocada pela grande mídia e pela população, de forma geral, em produtos como ‘carne de laboratório’, feita através de células-tronco de músculos de bovinos, ‘carne’, ‘picadinho’ e ‘filé’ de soja, originalmente a proteína texturizada do grão, ‘carne de jaca’, feita com a própria polpa da fruta (Artocarpus heterophyllus), entre diversos outros exemplos.

A proposta de Barbudo segue uma tendência que se espalha pela Europa, onde em 2018, a Assembleia Nacional Francesa aprovou a proibição da utilização de termos associados a produtos de origem animal em alimentos com “uma proporção significativa de materiais à base de plantas”.

Alimentos Veganos: Projeto de lei veta uso da palavra 'carne'

O assunto também está em debate no Parlamento Europeu e pode instituir nos países pertencentes ao bloco o veto ao termo “hambúrguer vegano” que deverá ser substituído por “disco vegano”. A apresentação do projeto ao Parlamento é de autoria do comitê de Agricultura Europeu.

Se aprovado a proposta na Europa, alguns lançamentos de gigantes do setor alimentício deverão ser revistos, como é o caso do “Incrível Hambúrguer Vegano” ou “Awesome Burguer” lançado pela Nestlé em Abril na Europa e Estados Unidos feito inteiramente a base de plantas.

Se o PL também ganhar força no Brasil, diferentes mudanças terão que ser feitas em produtos veganos.

fonte: Opinião e Notícia

Whatsapp