Existem muitos mitos sobre o assunto, mas entender e respeitar a data de validade dos alimentos é essencial para garantir a segurança …
A abertura de um restaurante é um empreendimento emocionante e repleto de oportunidades, mas também é um processo altamente regulamentado que exige atenção minuciosa a todos detalhes e requisitos legais.
Uma das questões cruciais que qualquer aspirante a proprietário de restaurante deve enfrentar é a obtenção das licenças necessárias. Essas licenças são fundamentais para garantir que o estabelecimento opere legalmente e em conformidade com as regulamentações de segurança e saúde.
Vamos listar as principais licenças que não podem ser ignoradas ao iniciar o seu empreendimento gastronômico.
É um documento de cunho obrigatório que autoriza o funcionamento de uma empresa em um determinado local, de acordo com a prefeitura municipal.
É o documento que comprova que o estabelecimento sujeito a fiscalização de Vigilância Sanitária está cumprindo as normas de higiene e segurança sanitária necessárias para a garantir da qualidade dos alimentos, segurança no consumo dos clientes e trabalhadores daquele local.
É um documento destinado a empresas que, na prática, não exercem atividades com potencial de poluição. Em alguns estados ao invés da Dispensa o que é necessário é o licenciamento simplificado.
Cadastro obrigatório junto ao órgão municipal ambiental para todos os geradores de resíduos.
A Licença Publicidade se faz necessária tanto para logradouros públicos ou em imóveis particulares. O imóvel particular pode ficar tanto em logradouro quanto em locais complexos, como shoppings, galerias, e em todos os casos, remete a necessidade de autorização para sua comunicação visual da marca ou empreendimento.
Certificação que comprova a adequação das edificações à acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
O propósito do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é reconhecer e reduzir as origens dos resíduos, operando como um conjunto coordenado de medidas executadas durante as fases de geração, armazenamento, recolha, transporte e destinação. A implantação do PGRS é obrigatória para entidades que se classificam como grandes geradores de resíduos e para empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental.
Em alguns casos, também é necessário designar um Responsável Técnico, um profissional legalmente habilitado responsável pela qualidade e segurança do estabelecimento e dos alimentos perante os órgãos de vigilância sanitária. Em algumas situações, a presença desse profissional da área de alimentos (nutricionista, médico veterinário, engenheiro de alimentos etc.) devidamente registrado em seu conselho é exigida, relacionada à natureza da atividade econômica.
Essas são as licenças e alvarás mínimos obrigatórios para quem está abrindo um novo negócio na área de restaurantes. No entanto, garantir a segurança e qualidade do seu negócio envolve muito mais do que isso, incluindo consultorias regulares e auditorias.
A Sanity está há 24 anos no mercado, é especialista no assunto e pode te auxiliar a partir da abertura de seu negócio!
Existem muitos mitos sobre o assunto, mas entender e respeitar a data de validade dos alimentos é essencial para garantir a segurança …
Vivemos em uma era onde os dados são considerados o novo petróleo. No entanto, a verdadeira riqueza está em como transformamos essas …
A busca por eficiência e competitividade no ambiente empresarial é constante. Por isso, saber lidar com estratégias e planejamentos eficazes e prevenção …
No mundo corporativo atual, onde a saúde e a segurança são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho produtivo e sustentável, a …
Certificados como o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) e o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) são …
Olá, queridos leitores! Vamos conversar sobre uma estratégia de avaliação e melhoria que tem ganhado destaque em diversas áreas do mercado: o …
Av. Paulista, 967
11º andar
Bela Vista
São Paulo - SP
01311-100