Cozinha industrial sustentável: eficiente e com menos desperdício

cozinha-industrial-sustentavel-eficiente-e-com-menos-desperdicio-blog

Ter uma cozinha industrial sustentável é uma ótima maneira de reduzir o impacto ambiental e promover a eficiência energética. Existem algumas dicas e práticas simples que podem tornar uma cozinha mais sustentável, como por exemplo:

Reduzir o desperdício de alimentos:

O desperdício de alimentos é um problema comum em cozinhas industriais. Para reduzi-lo, planeje cuidadosamente as compras, evitando comprar em excesso. Armazenar os alimentos corretamente para evitar a deterioração e aproveitar ao máximo os ingredientes, usando todas as partes possíveis.

Escolher equipamentos eficientes:

Ao adquirir equipamentos para a cozinha industrial, verificar se eles são energeticamente eficientes. O ideal é procurar por aparelhos com certificações de eficiência energética, como o selo Procel, por exemplo. Eles consomem menos energia e ajudam a reduzir os custos operacionais a longo prazo.

Economizar água:

A água é um recurso valioso, e é importante conservá-la. Dessa forma, instalar torneiras com economizadores de água e verificar se não há vazamentos, ajudam na economia. Ao lavar louças, sempre utilizar sistemas de pré-lavagem e enxágue com o mínimo de água necessário.

Optar por ingredientes sustentáveis:

Procurar fornecedores que ofereçam ingredientes orgânicos, produzidos localmente e provenientes de fontes sustentáveis. Dar preferência a alimentos sazonais e evitar produtos que contribuam para a pesca predatória ou o desmatamento, por exemplo. Ao escolher ingredientes sustentáveis, sempre apoiar práticas agrícolas responsáveis para ajudar a preservar o meio ambiente.

Segregar, Reciclar e realizar compostagem:

Implemente um sistema de segregação e reciclagem na cozinha, como coletores de resíduos adequados para separar plásticos, vidros, papéis e outros materiais recicláveis. Além disso, você pode criar uma área de compostagem para aproveitar os resíduos de alimentos, transformando-os em adubo para jardins ou hortas. Isso reduzirá a quantidade de lixo enviado para aterros sanitários.

Qualificação da equipe:

Envolva os funcionários no processo de tornar a cozinha mais sustentável. A promoção treinamentos sobre práticas sustentáveis, incentivando-os a economizar energia, água e a adotar medidas de redução de desperdício, contribuem no processo de uma cozinha sustentável.

Monitorar o consumo de energia:

Instalar medidores de energia para monitorar o consumo elétrico da sua cozinha industrial. Isso permitirá identificar áreas de alto consumo e tomar medidas para reduzi-las. Desligar equipamentos desnecessários quando não estiverem em uso e sempre utilizar iluminação LED, que é mais eficiente e tem maior durabilidade.

Lembrando que cada cozinha industrial é única, então essas dicas podem se adaptar de acordo com as necessidades e recursos disponíveis na cozinha industrial. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença quando se trata de sustentabilidade, e todas as ações voltadas para esse objetivo contribuem para um futuro mais verde e consciente.

Sanity Consultoria está preparada para atender empresas de todo o Brasil para alcançar o ideal da Cozinha Industrial Sustentável. Desde a arquitetura, passando por licenças e certificações e treinamento de equipes.

Compartilhe essa notícia!

Continue lendo...