Extensão da Validade de alimentos preparados utilizando o processo Cook-Chill

validade-dos-alimentos-preparados-utilizando-o-sistema-cook-chill

A validade de alimentos preparados pode ser estendida em até 5 dias, é o que aponta pesquisa pulicada na Revista Higiene Alimentar na sua edição de Novembro – Dezembro de 2018.

A pesquisa descreve como o método de preparo e resfriamento aumenta o tempo de prateleira do alimento preparado sem alteração de gosto e mantém dentro dos limites microbiológicos.

Em busca de novos processos tecnológicos para obter alimentos seguros com características sensoriais e sabor idênticos aos preparados na hora, o sistema centralizado cook-chill apresenta uma evolução nessa área, um processo de preparação e resfriamento dos alimentos que prolonga o armazenamento, otimiza a distribuição e garante o consumo de forma segura e nutritiva.

O objetivo da pesquisa foi comprovar a maior validade de alimentos tratados por esse processo, até 120 horas, em contra-ponto com a CVS nº 5 de 09/04/2013 que estabelece 72 horas.

Para este estudo foram selecionados 3 alimentos básicos que fazem parte das refeições coletivas, arroz feijão e carne bovina, perfazendo um total de 108 amostras retiradas em 4 momentos diferentes da produção para avaliação de alterações microbiológicas e sensoriais ao longo do período de 120 horas.

Os resultados obtidos demonstraram a eficiência do sistema garantindo a maior validade dos alimentos preparados, atendendo tanto indicadores microbiológicos da legislação, bem como aspectos sensoriais no período estudado.

Confira a pesquisa elaborada com a colaboração da Sanity Consultoria, com o objetivo de comprovar a maior validade dos alimentos tratados por este processo ► Clique aqui

Compartilhe essa notícia!

Continue lendo...