Sanity - Seleção e Capacitação: o sucesso de uma empresa de consultoria

Blog

Últimas notícias

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Seleção e Capacitação: o sucesso de uma empresa de consultoria

Seleção e Capacitação, o sucesso de uma empresa de consultoria

A seleção e capacitação da equipe são processos chave para o sucesso de uma empresa de consultoria sanitária. Acompanhe a matéria da Psicóloga Larissa de Castro Gomes, integrante da equipe de RH da Sanity Consultoria e entenda como a contratação correta e o treinamento, resultam no sucesso do projeto de segurança alimentar no setor de food service ou até mesmo na implantação de certificações internacionais na indústria de alimentos para a exportação.

No mundo corporativo, o papel do Recursos Humanos (RH) é muito conhecido, pois esse departamento é compreendido como primordial dentro de qualquer empresa. O Recrutamento e Seleção (R&S), por sua vez, se constitui como um setor advindo do RH e possui um inegável destaque, visto que representa a porta de entrada de toda organização.

Sendo de extrema relevância para qualquer negócio, o R&S deve ser estruturado de maneira inteligente, enfocando a seleção de colaboradores com potencial de gerar resultados positivos ao contratante. Esta lógica se aplica de forma ainda mais evidente quando falamos de uma empresa que atua na área de Controle da Qualidade, cuidando de produtos tão específicos e sensíveis como alimentos, medicamentos e outros, como é o caso da Sanity e de nossos clientes. Em situações como essas, encontrar a pessoa certa para o trabalho, treiná-la e mantê-la empenhada na tarefa são fatores de grande impacto e que podem ser um ponto decisivo na balança entre o sucesso e o fracasso.

Recrutar, avaliar, selecionar e contratar: essas são as quatro maiores atividades desempenhadas pelo R&S. À priori, parecem ser tarefas fáceis, entretanto, cada uma delas possui especificidades em seu processo e demanda tempo, estudo e, sobretudo, um desenvolvimento estratégico.

Apesar do R&S ter quatro atividades de destaque que se complementam, elas estão longe de serem as únicas no processo desse setor. Antes mesmo de iniciar o recrutamento, o profissional de RH precisa levar em conta os fatores antecedentes que ditam o modo como conduzir o procedimento, desta maneira, é preciso estabelecer:

  1. O cargo a ser preenchido, definindo quais características comportamentais e técnicas deseja-se do profissional;
  2. Quais habilidades e requisitos serão necessários para atender efetivamente às demandas;
  3. Quais atividades serão desempenhadas e qual o impacto destas dentro da empresa;
  4. Qual será o salário pago, de acordo com o piso da categoria e função realizada;
  5. Qual a carga horária a ser cumprida e;
  6. Quais objetivos, a curto e longo prazo, pretende-se atingir com essa contratação etc.

Realizar a contratação de um profissional que não atende às exigências pode, dentre diversas consequências, gerar significativos prejuízos financeiros à organização, por essa razão, é preciso empenho para concretizar um processo de forma assertiva e se tornar uma empresa com um diferencial competitivo no mercado.

A fim de oferecer aos nossos clientes a melhor experiência com os serviços prestados pela Sanity, o time de R&S desenvolveu um processo estruturado em conjunto com o departamento Operacional, que consiste em:

  • Entender quais são as expectativas do cliente;
  • Buscar o candidato que possua as experiências mais adequadas para o desempenho da função solicitada;
  • Aplicar uma bateria de testes online, visando verificar a compatibilidade com os valores e a cultura da empresa, os conhecimentos técnicos, a escrita e interpretação, o raciocínio lógico e o perfil comportamental;
  • Estabelecer o primeiro contato para confirmar que os candidatos atendem aos requisitos estipulados e que se seus interesses correspondem ao que é proposto;
  • Realizar a entrevista técnica e comportamental;
  • Contratar e integrar o novo membro da equipe;
  • Capacitar o contratado de acordo com as atividades que ele exercerá e com o cliente que atenderá.

Ressalta-se que fazer uso da tecnologia torna a escolha mais certeira e econômica. Ademais, o planejamento prévio contribui para a agilidade em cumprir todas as etapas do processo.

Como visto, o R&S da Sanity possui ferramentas capazes de abordar um relatório geral do perfil e dos conhecimentos do candidato, aumentando a probabilidade de contratar uma pessoa que corresponde às requisições existentes e, podendo alcançar, assim, a potencialização da performance e a motivação da equipe como um todo, bem como a diminuição dos custos e dos déficits ocasionados pela rotatividade. Afinal, a diferença é feita nos detalhes!

Quer trabalhar na Sanity? Clique aqui.

Categoria:
Whatsapp