sanity-consultoria-melhor-empresa-sanitaria-em-sao-paulo-sp-brasil

JBS faz novo 'recall' de 2,54 mil toneladas de carne nos Estados Unidos

contaminacao-por-salmonella-em-cebolas-atinge-os-estados-unidos

Um surto de contaminação por salmonella em cebolas atingiu 47 dos 50 estados dos Estados unidos com cerca de 869 casos notificados. Até a data de publicação deste post, pelo menos 116 pessoas foram hospitalizadas com sintomas relacionados a contaminação por salmonella e nenhum caso de óbito.

Informações epidemiológicas e de rastreamento mostraram que as cebolas vermelhas são uma provável fonte deste surto. Devido à forma como as cebolas são cultivadas e colhidas, outros tipos de cebola, como a branca, a amarela ou a amarela doce, também podem estar contaminadas.

disse o CDC.

Foram recolhidos também nas redes de supermercados os alimentos que foram feitos com as cebolas. como patês ou pastas de queijo, salsa e sala de frango.

O recall inicial envolveu cebolas da Thomson International Inc., um produtor e fornecedor com sede no Estado da Califórnia. As cebolas foram comercializadas em território norte-americano sob uma variedade de nomes de marcas, incluindo:

  • Thomson International;
  • Thomson Premium;
  • TLC Thomson International;
  • Tender Loving Care;
  • El Competitor;
  • Hartley’s Best;
  • Onions 52;
  • Majestic;
  • Imperial Fresh;
  • Kroger;
  • Utah Onions;
  • Food Lion.

A lista de marcas acima foi divulgada em um aviso de recall de alimentos pelo Food and Drug Administration (FDA) e pelo CDC. No mesmo anúncio de recall foi confirmado que as cebolas do fornecedor foram distribuídas para atacadistas, restaurantes e locais de varejo em todos os 50 estados (e Washington, D.C.) e também no Canadá.

De acordo com artigo publicado no portal Food Safety Bazil: nos últimos cinco anos, foram iniciados 14 chamados de recolhimento para o setor de alimentos. Em termos de empresas que fazem campanha de recolhimento, o setor alimentício tem números inferiores ou semelhantes a outros setores, como o automobilístico. Porém, considerando o número de unidades defeituosas comprometidas nestes chamados, o setor de alimentos aparece na terceira posição.

A norma ABNT NBR ISO 22000:2019 define requisitos para a implementação de um sistema de gestão da segurança dos alimentos, para que qualquer organização direta ou indiretamente ligada à cadeia produtiva de alimentos, planeje, implemente, opere, mantenha e atualize o sistema de gestão. Em caso de ocorrência de produto não conforme ou potencialmente inseguro deverão ser planejadas ações a serem tomadas, quando estes produtos forem gerados por falhas nos processos.

contaminacao-por-salmonella-sintomas

Contaminação por salmonella e seus sintomas

Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

A Salmonella é uma bactéria que possui duas espécies causadoras de doenças em humanos: S. enterica e S. bongori.

A Salmonella enterica, de maior relevância para a saúde pública, é composta por seis subespécies (S. enterica subsp. entérica, S. enterica subsp. salamae, S. enterica subsp. arizonae, S. enterica subsp. diarizonae, S. enterica subsp houtenae, S. enterica subsp. indica).

A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos. Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da Salmonella (Salmonellose).

A Salmonella pode causar dois tipos de doença, dependendo do sorotipo: salmonelose não tifoide e febre tifoide.

Os sintomas da salmonelose não tifoide podem ser bastante desagradáveis, mas a doença geralmente é autolimitada entre pessoas saudáveis (embora possa levar à morte em alguns casos).

A febre tifoide é mais grave e tem uma taxa de mortalidade maior que a salmonelose não tifoide.

A maioria dos casos de salmonelose não tifoide apresenta sintomas típicos de uma Doenças Transmitidas por Alimentos.(DTA), como vômito, dores abdominais, febre e diarreia, que geralmente duram alguns dias e diminuem em uma semana.

A doença geralmente dura de quatro a sete dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento.

Em alguns casos, no entanto, a doença pode se tornar grave o suficiente para exigir internação hospitalar. A infecção por Salmonella pode se espalhar dos intestinos para a corrente sanguínea e, em seguida, para outras partes do corpo.

Autoridades federais em saúde afirmam que crianças menores de 5 anos, mulheres grávidas, adultos com 65 anos ou mais e pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm maior probabilidade de ter uma doença grave.

Todos os anos, 10% da população do planeta contrai algum tipo de doença transmitida por alimentos contaminados,desde infecções gastrointestinais até meningite, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

As mortes por essas doenças chegam a 420 mil anualmente, sendo crianças menores de cinco anos um terço das vítimas fatais. A maioria dessas enfermidades é causada por bactérias como Salmonella spp., Escherichia coli e Staphylococcus aureus.

Boas práticas de fabricação de alimentos

A Sanity Consultoria atua em todos os Estados do Brasil auxiliando empresas na elaboração de manuais de BPF e POPs para área de alimentos evitando que a empresa fique exposta a casos de contaminação por salmonella.

Estabelece os procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Aplica-se aos serviços de alimentação que realizam algumas das seguintes atividades: manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo.

Procedimentos Operacionais Padronizados

São documentos importantes exigidos pela Vigilância Sanitária para o exercício de qualquer tarefa realizada com qualidade, eficiência e eficácia, obedecendo critérios técnicos e observando normas e legislação da área de alimentos. Os POPs servem de veículo para que as informações acerca dos mais diversos processos cheguem com segurança ao executor.

Saiba mais acessando: Como elaborar manuais de BPF e POPs para a área de alimentos

Compartilhe essa notícia!

Continue lendo...