Sanity - Zoonoses de origem alimentar, doenças veiculadas por alimentos

Blog

Últimas notícias

quarta-feira, 05 de agosto de 2020

Zoonoses de origem alimentar, doenças veiculadas por alimentos

Zoonoses de origem alimentar, doenças veiculadas por alimentos

As zoonoses de origem alimentar são definidas como as doenças veiculadas por alimentos, ocorrem devido à interação entre os humanos e animais, produtos derivados dos animais e a ocupação pelo homem dos ambientes onde vivem. As zoonoses podem ser de origem viral, bacteriana ou parasitária.

A maioria das doenças de origem alimentar podem ser consideradas zoonoses (Salmonelose, Listeriose, Brucelose, entre outras). Nestas doenças os alimentos de origem animal podem ser os vilões, isto é o animal através de sua carne, e produtos oriundos deles, como leite e ovos, pode ser o veiculador de tais doenças.

O Dia Mundial das Zoonoses

Celebrado anualmente, em 6 de julho, o Dia Mundial das Zoonoses foi criado para enfatizar a discussão acerca do tema. A data faz referência ao dia em que o cientista francês Louis Pasteur aplicou com sucesso a primeira vacina antirrábica, em 1885.

As zoonoses são doenças infecciosas que são naturalmente transmissíveis de animais vertebrados para seres humanos. A estreita interação entre humanos e animais, bem como o aumento da atividade comercial e a mobilização de pessoas, animais e seus produtos, levaram a uma maior divulgação.Zoonoses de origem alimentar, doenças veiculadas por alimentos - Sanity Consultoria

Estima-se que cerca de 60% das infecções humanas tenham origem animal. De todas as doenças infecciosas humanas novas e emergentes, cerca de 75% são transmitidas de outros animais para as pessoas. As zoonoses mais descritas ocorrem indiretamente, através do sistema alimentar. Entretanto, para reduzir os riscos de contaminação de alimentos por patógenos, como Salmonella spp., Listeria spp., Taenia spp., Brucella spp., É necessário adotar medidas de controle, principalmente na fase de produção primária, como medidas de controle sanitário ; implementação de boas práticas agrícolas; biossegurança, controle da vida selvagem e vigilância em todas as etapas da cadeia alimentar “da fazenda à bifurcação”.

Atividades humanas como aumento da urbanização, desmatamento, práticas agrícolas extensivas, transporte aéreo e mudanças climáticas estão causando o surgimento e o ressurgimento de doenças zoonóticas. Uma interação mais próxima de animais selvagens e humanos desencadeia um aumento no surgimento de novos patógenos dos animais. A gripe aviária e o ebola são exemplos de pandemias que surgiram de doenças zoonóticas, ou seja, patógenos de espécies animais que são transmitidas aos seres humanos. Da mesma forma, suspeita-se que a SARS-CoV-2 seja uma doença zoonótica, pois os morcegos têm sido sugeridos como reservatório natural da SARS-CoV-2. Essas pandemias nos mostram que as doenças zoonóticas representam uma grande ameaça à saúde humana e animal, ao desenvolvimento econômico e ao meio ambiente.

O combate a Zoonoses de Origem Alimentar

Praticamente todos os trabalhos da Sanity® podem ajudar a preveni-las, citando Elaboração de Manual e POPs, capacitação da equipe, Auditoria e consultoria com foco na higiene e manipulação de alimentos, tecnologias ligadas à sanitização, etc. Para estabelecimento que tem como atividade principal a manipulação de produtos de origem animal, a regularização junto aos órgão ligados ao MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), um dos serviços oferecidos pela Sanity®, tem como fundamento principal a prevenção destas doenças.

Fonte: Organização Panamericana da Saúde

Whatsapp